terça-feira, 13 de abril de 2010

ULBRA Gravataí na Souza Cruz 15/03/2010




Há alguns anos a ULBRA Gravataí desenvolve, por meio dos alunos do Curso de Ciências Biológicas, um programa de Apoio Técnico ao Parque Ambiental da Souza Cruz, em Cachoeirinha.


O trabalho iniciou com a implantação da Fábrica na região, porém até 2008 era executado por equipes de diversas instituições que trabalhavam no inventário de fauna e flora do local. Hoje a ULBRA Gravataí é a única instituição a fazer parte deste projeto. “A universidade oferece o conhecimento técnico. A intenção ainda é que o Parque sirva como área para o desenvolvimento das aulas práticas, educação ambiental e projetos de pesquisa que acompanham a recuperação ambiental da área do Parque”, afirma o coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Diego Jung.

A parceria entre o Curso de Ciências Biológicas da ULBRA Gravataí e Souza Cruz já gerou alguns produtos. Considerando a pesquisa científica, além do monitoramento de aves, que já conta com 13 saídas a campo, foi produzido um inventário preliminar de anfíbios do parque. O calendário 2010 do Parque Ecológico da Souza Cruz, que será distribuído aos visitantes, foi confeccionado a partir das fotografias de aves captadas pelos alunos do curso. As mesmas imagens servirão também para compor um jogo da memória que será distribuído nas escolas da região.

Para este ano estão previstos o início dos trabalhos de mais dois grupos, um irá inventariar as espécies de artrópodes associados com as espécies da família botânica da goiaba, araçá e eucalipto (Myrtaceae), enquanto o outro irá acompanhar o desenvolvimento de espécies arbóreas nativas plantadas com intenção de acelerar o processo de recuparação ambiental da área do parque.



Cristiane M. Testa