terça-feira, 13 de abril de 2010

Aula Magna na ULBRA Gravataí aborda a Mineração de Dados em Bioinformática 25/03/2010


Tema da palestra reflete a interdisciplinaridade real da ciência



Com o tema “Mineração de Dados em Bioinformática” o Curso de Ciência da Computação da ULBRA Gravataí realizou a sua Aula Magna na noite de 23 de março. A palestra foi ministrada por Ana Winck, doutoranda em Ciência da Computação pela PUC-RS, com experiência nesta área, atuando principalmente nos seguintes temas: KDD, Data Warehouse, Preparação de Dados e Mineração de Dados.

A palestra demonstrou que a computação tem contado com pesquisas interdisciplinares, isto é, pesquisas que fazem uso da ciência da computação para atender a outras áreas do conhecimento. Dentre as diferentes áreas envolvidas, pode-se citar a bioinformática, a qual desenvolve modelos in silico (computacionais) que servem de base para experimentos in vitro (de laboratório). A computação contribui para a bioinformática com banco de dados e mineração de dados. A Biologia, por sua vez, fornece os parâmetros biológicos para a criação do modelo, bem como ajuda na interpretação biológica desses dados. Ana Wink relatou como a computação manipula a grande quantidade de dados envolvida na pesquisa de novos fármacos, testando em ambiente virtual o relacionamento bioquímico entre proteínas envolvidas nas doenças e os compostos canditatos a novos fármacos.

Segundo Patrícia Hübler, Coordenadora do Curso de Ciência da Computação, “a palestra foi muito interessante, apresentou aos alunos como a informática pode estar inserida em diferentes áreas, além da contribuição e dos desafios dos pesquisadores na busca de otimização e melhoria dos processos”.

Para o Coordenador do Curso de Biologia, Diego Jung, a importância do Biólogo nesse tipo de estudo é fornecer os parâmetros biológicos para a criação do modelo, bem como ajudar na interpretação biológica dos dados. Na palestra os alunos do Curso de Ciências Biológicas e de Ciências da Computação do campus Gravataí puderam ver como duas áreas do conhecimento, aparentemente tão distintas, podem trabalhar juntas em prol da sociedade.


Cristiane M. Testa