quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Semana Acadêmica do Curso de Biologia 24/09/2010

O Curso de Ciências Biológicas da ULBRA Gravataí realizou entre os dias 21 e 25 de setembro, no campus, sua Semana Acadêmica, que contou com a participação de professores da Universidade e profissionais inseridos no mercado de trabalho. 

No dia 21 de setembro, o Técnico Agrícola e aluno do Curso, Brás Destro, ministrou o Minicurso “Produção de mudas – ênfase em espécies nativas”. 

No dia 22 de setembro, pela manhã, os alunos do curso trocaram experiências sobre trabalhos de pesquisa, extensão e estágios profissionais. À noite, a professora da Escola Parque dos Eucaliptos, Simone Jeronimo, o consultor ambiental Filipe Poershke, participante do Programa de Pós-graduação em Zoologia na PUCRS, e Jeanine Kayser, da Cooperativa de Consultoria e Planejamento Ambiental (Coamb), todos Biológos egressos do curso da ULBRA Gravataí, contaram suas experiências para se inserirem no mercado de trabalho. 

Na manhã do dia 23 de setembro, o consultor ambiental e professor da PUCRS, Luís Fernando Perelló, expôs sobre o tema Licenciamento Ambiental, destacando que o Biólogo deve estar capacitado para trabalhar em uma equipe multidisciplinar composta por outros profissionais, como sociólogos, arqueólogos e arquitetos. Perelló atua na área de consultoria em meio ambiente e indicou a zona urbana como um local de trabalho em potencial devido à necessidade de gestão de resíduos e controle de zoonoses. À noite, discutiu-se a atuação do Biólogo pós-graduado no mercado, com os professores dos programas de pós-graduação da área das Ciências Biológicas da ULBRA. 

No dia 24 de setembro, o Biólogo do Departamento de Recursos Hídricos da Secretária Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Rafael Erling, apresentou detalhes sobre o Sistema Estadual de Recursos Hídricos e, à noite, professores do Curso de Biologia da ULBRA tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos aos alunos. 

A semana encerrou-se no dia 25 de setembro com os cursos “Técnicas Museológicas aplicadas ao ensino fundamental e médio”, ministrado pelo coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Prof. Diego Jung, e “Identificação Botânica”, apresentado pelo Técnico Agrícola e coordenador do Horto Municipal de Cachoeirinha, João Paulo Scaramussa. 

No final do evento, a avaliação foi positiva. Os alunos consideraram a Semana Acadêmica uma boa oportunidade de adquirir conhecimento além da sala de aula. 


Marcelo de Jesus 
Estagiário ACS