quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vestibular de verão 2011

O Curso de Ciências Biológicas da ULBRA Gravataí forma biólogos licenciados capazes de atuar na sociedade, tanto no ensino quanto na pesquisa ou prestação de serviços na área biológica.

Venha fazer parte! Acesse a página e inscreva-se! 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Semana Acadêmica do Curso de Biologia 24/09/2010

O Curso de Ciências Biológicas da ULBRA Gravataí realizou entre os dias 21 e 25 de setembro, no campus, sua Semana Acadêmica, que contou com a participação de professores da Universidade e profissionais inseridos no mercado de trabalho. 

No dia 21 de setembro, o Técnico Agrícola e aluno do Curso, Brás Destro, ministrou o Minicurso “Produção de mudas – ênfase em espécies nativas”. 

No dia 22 de setembro, pela manhã, os alunos do curso trocaram experiências sobre trabalhos de pesquisa, extensão e estágios profissionais. À noite, a professora da Escola Parque dos Eucaliptos, Simone Jeronimo, o consultor ambiental Filipe Poershke, participante do Programa de Pós-graduação em Zoologia na PUCRS, e Jeanine Kayser, da Cooperativa de Consultoria e Planejamento Ambiental (Coamb), todos Biológos egressos do curso da ULBRA Gravataí, contaram suas experiências para se inserirem no mercado de trabalho. 

Na manhã do dia 23 de setembro, o consultor ambiental e professor da PUCRS, Luís Fernando Perelló, expôs sobre o tema Licenciamento Ambiental, destacando que o Biólogo deve estar capacitado para trabalhar em uma equipe multidisciplinar composta por outros profissionais, como sociólogos, arqueólogos e arquitetos. Perelló atua na área de consultoria em meio ambiente e indicou a zona urbana como um local de trabalho em potencial devido à necessidade de gestão de resíduos e controle de zoonoses. À noite, discutiu-se a atuação do Biólogo pós-graduado no mercado, com os professores dos programas de pós-graduação da área das Ciências Biológicas da ULBRA. 

No dia 24 de setembro, o Biólogo do Departamento de Recursos Hídricos da Secretária Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Rafael Erling, apresentou detalhes sobre o Sistema Estadual de Recursos Hídricos e, à noite, professores do Curso de Biologia da ULBRA tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos aos alunos. 

A semana encerrou-se no dia 25 de setembro com os cursos “Técnicas Museológicas aplicadas ao ensino fundamental e médio”, ministrado pelo coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Prof. Diego Jung, e “Identificação Botânica”, apresentado pelo Técnico Agrícola e coordenador do Horto Municipal de Cachoeirinha, João Paulo Scaramussa. 

No final do evento, a avaliação foi positiva. Os alunos consideraram a Semana Acadêmica uma boa oportunidade de adquirir conhecimento além da sala de aula. 


Marcelo de Jesus 
Estagiário ACS